04 maio, 2006

Por cima do prisma

Que Deus nos Dê
Sanidade mental

Sentir o pulso à vida.

Em cada Dilema
Um Desafio
Refresco de Saídas.

Em cada Utopia
Um Sonho

Uma Força
Flecha luminosa
Com "ganas" de mudança
Essa ideia positiva.

No avesso do frio
Despir tristezas

Amarguras fermentadas
O elixir da vida

Descansar no sono
Ancorado em paz.

No presente o coração
O alvo no futuro
O passado num flime mudo
Branco no preto
Choro cómico de riso.

Lamber a felicidade
Em minúsculos momentos

Nas derrotas
Uma grande Vitória

Amar o diabo
Em visão d' anjo

Trincar soluções
No tacto d' arestas
Filtrar hipóteses
Na sombra de problemas

Servir fome ao vazio
Ao arco-íris
Saciar a sede.


7 comentários:

Anónimo disse...

Deus escreve direito por linhas tortas!

teresa g. disse...

O meu amigo lobo agora passeia-se à luz do sol!
T.

Anónimo disse...

muito bonito!
cheio de sentido e significado!
beijinho
tem um excelente fim-de-semana!

Anónimo disse...

Acho que tenho um pequeno problema.
Vejo matemática em todo o lado!

Este poema está muito bonito. Mas bastaram 4 palavrinhas - soluções,
arestas, hipóteses e problemas - para lhe deturpar o sentido!
E ainda há o prisma do título.
Para mim isto é matemática! Não é normal pois não?

Ohniar disse...

Olá MD

A matemética está em todo o lado,
De facto a ideia das arestas,
Num outro escrito mais antigo
Veio daquelas aulas de grafos,
A partir daí faz parte
Do meu vocabulário

Agrada-me a sonoridade de "arestas"
São diplomatas na matemática.
Estão nos limites,
A unir, a suportar
Faces distintas.

A ideia do prisma,
Foi tudo menos propositada,
Surgiu,
Talvez pelas cores do prisma.
A luz dividida por ele.

Segundo a regra d' ouro,
E segundo alguns teóricos
Todas Pinturas, Esculturas, etc,
Obedecendo a essa proporção
Elas tornam-se obras de arte.

Acho que existe algum fundo,
De coerência, estética, de perfeição
De divino
Nalgumas obras d' arte
E essas proporções
Estão presentes
Daí que a matemática
Poderá passar a ser
A arte de alguma forma
De analisar a arte.
Filosoficamente falando.

saudações animadas

Anónimo disse...

Um vocabulário bastante enriquecido por sinal.
Estas arestas estão muito bem caracterizadas! (Acho que vou tomar nota, pode ser-me útil).

Engraçado falar na razão de ouro...
Na pintura:
"Mona Lisa" (Leonardo Da Vinci)
"Baptismo de Cristo" (Piero Della Francesca)

Na arquitectura:
"Pártenon" (quase 500aC)

Na natureza:
- crescimento de algumas plantas (disposição das folhas, distribuição das sementes...)

Recentemente mostrei algumas coisar relacionadas com a razão de ouro a uma pessoa. Enquanto esperava por mais treze (ou quase, teria que ir conferir numa determinada folha com assinaturas...). Acho que assim já dá para perceber...

Saudações animadas (já estou a copiar)

Anónimo disse...

nem sempre o ideal
do penamento
se torna vivência

a tua forma de permanecer
o teu respirar, viver
passagem pelo pensar, sentir

entrar nos outros
permanecer

utopia? sentimento? vivência?
mas...
...lutar, pensar, decidir
solução.